quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

e fecha o belas artes

acabo de ler uma notícia que me deixou muito triste.


Após 68 anos, Belas Artes vai fechar as portas em São Paulo


vi do catraca, que encaminhou pra folha.

 o belas artes passou por mals bocados esse ano, após o hsbc retirar o patrocínio. uma mobilização e uma parceria com restaurantes conseguiram segurar suas portas abertas, e chamar atenção de um novo patrocinador. O acordo estava sendo finalizado, quando o dono do imóvel (um tal Flávio Maluf) pediu o imóvel. 65 mil é o preço. e agora, não será mais cinema, e sim uma loja. aqui, dá pra notar todo o perrengue pelo que o cinema passou:




 em 2010, o cine arte lilian lemmertz fechou as portas, e depois, o gemini. e agora, o belas artes.
 eu nem sei quanto tempo faz que não vou ao cinema me shopping. só não faz mais de ano, pq de vez em quando vou ao unibanco artplex por conta do clube do professor. ao belas artes eu costumo ir com frequência, o catraca sempre disponibiliza ingressos a 2,00. é um espaço delicioso, aconchegante, sem fescuras. com peculiaridades, como "medos privados em lugares públicos" (que eu nem curti) há mais de 1 ano em cartaz, e os noitões nas segundas sextas do mês.

seu dono, um cara chamado Sturm, diz que o reabrirá em outro lugar. e nesse mês, organizou 2 retrospectivas especiais, antes de fechar as portas, em 14 de fev:


 em nosso país, cultura não é investimento. acaba ficando tudo jogado às traças mesmo. que venham mais lojas e shoppings. que se passe por cima de tradições e objetos de cultura. que essa cidade continue atropelando o que é importante. que continuemos um povo sem apreço e sem respeito. me parece que são esses os desejos de políticos e empresários.

 meu desejo? que o belas artes continue onde está.

Nenhum comentário: