domingo, 28 de março de 2010

o petrini e o slow food

                                                  imagem tirada daqui 

em novembro passado, me associei ao movimento slow food. glenn e eu "ouvimos" falar no slow no blog da neide (come-se). difícil não se envolver. o slow nasceu na itália, mas hoje tá espalhado pelo mundo e traz coisas muito importantes como princípios... é o alimento bom, limpo e justo. é mais que orgânico. é gastronomia + biodiversidade + conhecimento tradicional transformado em condições dignas de vida para a agricultura de subsistência. é fazer o produto receber o que ele vale.

 nessa semana o fundador do slow, carlo petrini, esteve no brasil para um dos motivos do slow... o terra madre brasil rolou em brasília, e nos deixou arrasados por não ter ido. nos inscrevemos pra ganhar a viagem, mas não deu. depois disso, o petrini teve em sp, numa janta no júlia gastronomia (no itaim bibi), numa palestra no senac e no "entre estantes e panelas", na livraria cultura do conjunto nacional.

 nós estivemos no júlia e na cultura. saí do jantar do júlia com gosto de quero mais... conhecemos pessoas muito legais, conversamos um bocado com a neide (sempre tão atenciosa!) e comemos muito!! (as comidas nos eventos do slow são sempre fenomenais!!), mas o petrini falou muito pouco... ele tava cansado de viagens e eventos... deu pra ter uma ideia de como ele é: italiano, falante, risonho, simpático e simples...

 agora o evento da cultura, esse sim! o ouvimos por 1 hora. mas aquilo foi tão motivador! tão inspirador! é daqueles ideais pra dedicar a vida! de se mexer e fazer alguma coisa. daquelas coisas que te faz mudar os quereres...


 e de fato, ando com dificuldade de enxergar como fazer pra juntar essas coisas todas que andam me cercando... a cada dia que passa me parece mais certo que o caminho pra eu me encontrar será mesmo voltar pro interior e virar uma pequena produtora. eu acho que só é questão de decidir o lugar e o cultivar.

 saí de lá correndo pro cursinho... não deu tempo de ver as perguntas da platéia. mas quando cheguei em casa, tínhamos um livro ("slow food: princípios da nova gastronomia") autografado. tô contando os dias pra ele vir pra minha mão...

Nenhum comentário: