segunda-feira, 8 de setembro de 2008

os tsurus e eu

lá estava eu, hj, com a cabeça na lua, correndo, voltando das aulas do cursinho. eram 16:45, eu estava no tucuruvi e devia estar na luz há 15 min! minha irmã, caipirona, me esperava na catraca.
eu pensava nela... pensava em como quase chorei ao contar pra turma da tarde de guarulhos que eu tava largando as aulas de quinta (como eu sou ridícula!)... pensava na saudade que eu sentia... eu tava longe dali...
quando dei por mim, vi um velhinho japa chacoalhar um tsuru... sabe o tsuru? aquele origami... um pasarrinho... simboliza uma porção de valores japoneses legais, como a longevidade, felicidade, fidelidade e boa sorte...



(tenho uma relação legal com o tsuru... logo que eu passei a conviver de perto com o ricardo, tinha lá meus 14 anos, eu me impressionava com o quanto que ele fazia esses origamis... dobrava enquanto fazia uma porção de outras coisas... falava, comia, fingia que assistia aula... eram de vários tamanhos... uns que eu mal enxergava... ele cortava um papel de tridente em 4 e fazia um tsuru!! e o tsuru acabou simbolizando também, pra mim, uma fase muito boa da minha adolescência)

pois é claro que eu saí da minha bolha e fui conversar com o velhinho... bem falante... começou a falar sobre o origami e perguntar sobre o que eu fazia... foi conversando comigo... e fazendo mais daquele... falando sobre estudos.. e contando sobre as reviravoltas da vida... aproveitava pra me dar uns conselhosinhos..desses que não fazem mal a ninguém...

engraçado como essas coisas acontecem... ele, de fato, falava assim, solto no ar, sobre coisas que estavam na minha cabeça, perambulando na minha mente... será que eu ando tão transparente assim? será que o velhinho japa sabe ler mentes? será que todo mundo sofre das mesmas aflições? acho essa última improvável... vai saber...
sr. jorge... desceu comigo na luz porque não terminou o segundo tsuru a tempo... disse que tudo bem pegar o próximo metrô, pois "tô vagabundo"... peguei os origamis, agradeci de coração, me despedi e corri pra encontrar a lene, num atraso de 20 min.

sei lá o que esses japas têm comigo... ou o que eu tenho com eles... talvez eu devesse ir pro japão um dia... quem sabe eu encontre alguma das coisas que procuro...

Nenhum comentário: