quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

meu bode com o metrô

eu adoro o metro. uso quase todos os dias e faço questão de morar bem pertinho dele. é a melhor opção de transporte que temos. mas faz tempo que eu tô de bode com essa expansão. então, eu vou inaugurar uma série de posts pra falar mal dela.

 acho que a a malha do metrô é ridícula de pequena, insuficiente e tudo isso que todo mundo tá cansado de achar. mas até aí, eu não acho que a expansão deva ocorrer do jeito que tá sendo. super moderna, super cara, esbanjatória, futurística... aquela coisa assim pra encher os olhos, sabe? pra deixar a gente com aquela coisa "olha como o metrô de são paulo é bom... moderno, o melhor do mundo!" e aquela balela toda.

 pois hoje, enquanto eu voltava de são caetano pra casa, pela primeira vez eu peguei uma linha de busão que levava da av. goiás para "a nova estação tamanduateí". uma maluquice que integra metrô, trem, busões, shopps, estacionamento pra bicis e etc. até aí, tudo bem se eles tivessem aproveitado a estrutura antiga, mas não... desencana daquela veieira lá... a gente faz tudo novo, grandioso e moderno.

 mas essa estação está com o funcionamento do metrô em operação assistida, das 8:30 as 17h, com trecho gratuito até a estação sacomã. aí que esta o meu bode. quando eu desci do busão lá na tamanduateí, ao passar pelos bloqueios, o mocinho me avisou "operação GRATUITA até a estação sacomã". mas eu não devia ter escutado assim... eu deveria ter ouvido "operação gratuita ATÉ A ESTAÇÃO SACOMÃ". passei pelo bloqueio. subi as escadas e faixas separavam a plataforma de embaque em 2. fui informada pela atendente, que eu teria que descer na sacomã e subir as escadas rolantes pra descer do outro lado na mesma plataforma, mesmo precisando pegar o mesmo trem pra descer na trianon. claro que eu reclamei "mas eu quero pagar a tarifa normal, moça!" "ah, então vc vai ter que descer as escadas, virar a a direita 3 vezes e entrar pelos bloqueios da cptm" fala a verdade???

 embarquei. desci no sacomã, subi as escadas rolantes, andei um pedação até os bloqueios e encontrei um funcionário do metrô. eu queria uma caixinha de reclamações. o funcionário que me atendeu, que parecia mandar alguma coisa alí, disse que eu poderia dizer a ele o meu descontentamento. eu contei. ele tentou explicar. eu sabia o que estava acontecendo, só não concordava. ele foi atencioso e disse que ele poderia me buscar um formulário ou eu poderia reclamar no site. e foi aí que ele cagou o discurso: "mas pensa bem quando vc for reclamar, porque é a primeira vez que vc usa esse serviço, e ele está contecendo desde agosto... pensa nas pessoas que usam todo dia..." como?? as pessoas que usam todos os dias e precisam perder 15 min dando a volta no mundo para pegar o trem na mesma plataforma? será que ele acha mesmo que faz muita diferença pra alguém que vai além do sacomã pagar a passagem na tamanduateí ou em qualquer outra estação?  "estou exercendo a minha cidadania, moço. tenho o direito de reclamar de um serviço que não gostei."

o embarque segregado na tamanduateí

 devia ter falado mais. devia ter falado que era um absurdo ele tentar me convencer disso. passei meu bilhete único no bloquei ultra moderno de portas de vidros, andei aquele pedação novamente, desci a escada rolante e peguei o trem do ladinho de onde eu estava antes, ao lado da faixa de segrega a plataforma. eu estava puta da vida.

 essa bosta de administração do metrô quer se promover em cima dos usuários. se é pra exibir as lindas e novíssimas e modernosas últimas estações da linha verde e liberar grátis pra galera, por que não dar opção? por que não deixar a pessoas pagarem a passagem e pronto? não... tem que atrapalhar a vida do cara e fazer ele de besta.

 essa é a cidade do desrespeito...

Nenhum comentário: