terça-feira, 21 de dezembro de 2010

conselho

 nesse ano, retivemos 6 do 3o ano. todos com reprovações em  mais de 4 matérias, e dentre elas, a minha.
 reprovar um aluno é muito chato. e o desenrolar dessa história toda, me deixa novamente em crise com a educação.
 4 dos 6 entraram com recurso. e um novo conselho foi convocado. as justificativas são impressionantes! recurso de aluno de 3o ano é quase sempre ganho, ainda mais quando o aluno já entrou em uma (qualquer) faculdade. uma coisa muito muito fácil hoje em dia.

 somos acusados de impedir a continuidade dos estudos do aluno. mas isso me cria dúvidas estelares: se uma coisa vem depois da outra... se pra entrar na faculdade alguém precisa concluir o ensino médio, e pra finalizar o ensino médio alguém precisa provar que retém ao menos metado do conteúdo trabalhado durante esses 3 anos, como é possível um argumento desse? por que a média da escola é dada como 6,0 se, ao tirar 5,0 o aluno já é considerado aprovado? por que os argumentos usados pra reprová-los no 1o conselho perdem valor após o recurso? por que a gente volta atrás, dando mais força ainda pra esse monte de coisas estranhas?

 tô longe de entender. mantive minha posição. mas fui minoria. dá mais trabalho, sabe? e no fim, vai ser derrubado com liminar, e os tais alunos estarão, de fato, aptos pra cursar uma faculdade.

 mudanças. é isso que a gente precisa.

Nenhum comentário: