quinta-feira, 17 de julho de 2008

o irritante jeitinho brasileiro

eu fico impressionada com a capacidade que possuo de deixar que estraguem meu humor logo pela manhã... eu geralmente, acordo numa boa... mas se o dia começa meio torto, já viu...

ultimamente, o que anda me estragando logo cedo é o povo paulistano... o povo mal educado! tudo bem, pegar condução não é a melhor coisa que existe, mas já que vai pegar, não dá pra ser numa boa? claro que não!! se uma pessoa não respeita nem quem ela conhece, quem dirá quem nunca viu, e provavelmente nunca verá novamente?

tudo bem, o episódio de hj foi pegar o businho pra ir do ponto de ônibus ao lado da casa do glenn até o metrô sta. cruz... como eu já disse, é um businho... e tem bastante gente que precisa usufruir de seus serviços... é claro que os bancos estão todos ocupados, e que tem gente de pé onde cabe, e que alguns, só consegue passar a catraca quando já está na hora de descer... aí é que o bixo pega... eu gostaria muito de saber por que uma pessoa que está sentada, olhando a situação das outras pessoas de pé, uma bem pertinho da outra, ainda insiste em se levantar e ir pro aperto 2 quarteirões antes de chegar ao ponto que precisa descer, sendo que 80%, senão mais, das pessoas que estão no businho irão descer no mesmo ponto? por quê?
tem que dar uma de espertão e descer primeiro.. claro... ele é o único atrasado... não pode esperar as outras pessoas descerem... ele morre se fizer isso...

não é só carioca que é malandro, não. ô malandragem irritante!

7 comentários:

glenn makuta disse...

acho que as pessoas não vêem que o businho tá transbordando.
o atraso, apesar de recorrente, pode tornar o ato de sair do onibus o mais importante do universo naquele momento.

talvez não enxerguem apenas

ligia disse...

e vc acha isso justificável?
por isso que as coisas não funcionam nesse país... todo mundo coloca suas prioridades acima do coletivo... e isso sim, justifica todos ou a grande maioria dos erros na nossa sociedade, desde uma coisa besta como essa até essa incansável robalheira que não termina nunca!
tremenda confusão do individual-coletivo novamente... o coletivo não é a soma dos individuais... e isso que as pessoas não percebem.. e eu te incluo nisso... (touchè!)

glenn makuta disse...

sim é uma justificativa, tudo é, de fato, justificável.
a justifica serve para entendermos o outro. mas entender a justificativa não significa aceitar.
v. sempre fala em justificativas como se fosse a própria aceitação, mas há um abismo imenso entre elas.

acredito no individualismo e egoísmo sim, mas da melhor forma que elas podem se expressar. é uma questão de perspectiva.

e continuo não gostando pois é uma forma de não-aceitação. passiva mas é.

ligia disse...

acontece que vc se expressa mal, e sempre dá a impressão que vc concorda com isso... sempre fala de aceitação e entendimento como se fosse mto claro pra vc, mas sempre fica só na teoria.. na prática, mistura tudo... e aí, só fica a incoerência...

esse lance de não-aceitação passiva não serve pra nada! não aceita, e acha suficiente... ignora... acha que já fez o que lhe cabe... besteira! é a mesma coisa que aceitar...

Cazuza disse...

o grenn aceita sim...



(... metendo a colher...)

ligia disse...

isso mesmo, mininão! me ajuda a botar o dedo nas feridas dele!

Alexandre disse...

sei lá li
cada um tem o motivo pra fazer o que faz da maneira que faz. derrepente alguem te vendo de fora pensa que vc tb usa o jeitinho brasileiro pra conseguir alguma coisa....e aí???
conselho....desencana de quem usa o jeitinho....se aquilo te incomoda trampe o incomodo em vc e tente não faze-lo igual. ou aceite essas manias como sendo naturais (infelizmente) do ser humano.
os posts estão da hora.
weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee